Translate

quarta-feira, 21 de março de 2012

Os Números-Primos ... Próximos de Importantes Conquistas e Muitos de nossos Momentos até Pessoais.


É ... aqueles danadinhos dos números-primos, que vemos tão ligeiramente nas fases iniciais da escola nos surpreendem ao apresentarem-se em muitos momentos em nosso viver diário.
Não sabia que os números-primos ficavam tão próximos das maiores conquistas e que nos tirassem de sufocos até pessoais (em muitos problemas: de característica  financeira, de engenharias, etc … ).  Mas também, até interessante é vê-los em horas que a gente está se recreando, se divertindo (velejando, voando, ou mexendo nos motores de possantes carros); ou ao ficarmos admirados ao constatar: “Ih! Olha eles aqui!” … se formos por profissão parar em lugares de pesquisas que fazem avanços sensacionais.

Pois é isso … eles estão em interessantes estudos, e estão bem nos nossos cadernos, quietinhos, mas esperando a hora de nossas estrepolias investigativas.

É assim porque esses tipos de números geratrizes de outros se mostram logo na fatoração (em números-primos) que aparece lá pelas quarta e quinta séries do ensino fundamental.
Eles são específicos, como fôrmas, como se fossem um código construtivo … por isso foi uma surpresa imensa ver os números-primos acenarem entre tantas sortes que conseguimos ter na vida.

Vamos ver uma coisa aqui sobre eles:

Se você quiser ver isso como uma aula, é com você, mas isso é apenas um estilo de se instruir agradavelmente no contexto interativo do Clube Natureza Gleam:

Olhe bem!



É aí a presteza dos conceitos da Lógica Espacial, ao mostrar os "porquês", faz os estudantes se admirarem, e muito professor descascar laranja rindo à toa.
Já o sabichudo vendo isso, diz assim: "Ah! Vo lógu dividi por um muncadão, e chegá lógu no 1". Assim, desse jeito esparvalhado, o afoito vai se estressar; e o "esperto" acostumado a ter tudo 'fácil' na mão, rápido se atropela.
É preciso notar, observar um pouco devagar, para saborear melhor as coisas ...



Agora, preste atenção: Por que a gente precisa de começar pelo dois, depois pelo três, e não podemos voltar para um primo menor já utilizado nas divisões anteriores? (Hãam?!) ...

Dizer que: "Ah! Porque tem" ... Isso é mole dizer ... E aí! Por quê?

Em Sinn-Klyss Expressão de Uma Mentalidade você vê essa explicação:

"o dois é o menor divisor efetivo" -- e é o que divide em maior parte qualquer coisa. É engraçado isso, o menor divisor divide qualquer coisa em duas maiores parte possíveis.

São informações utilíssimas como essa que você tem na Passos da Natureza 21.


Acontece que os professores não sabiam mesmo ... e foi daí, que o guri (que hoje mostra estas informações no blog), disse: "Vou descobrir o porquê desse parâmetro, dessa diretriz, desse critério".

E consegui; cá e lá, e tal, sempre notando umas coisas aqui, outras ali, sempre investigando ... e a surpresa ... daquelas ... quando vi que os números-primos tinham a ver com muita coisa, até lá na Física Nuclear.



E o livro está aí, um e-book simples, uma didáticazinha muito gostosa (os estudantes gostaram -- e até pediram bastante gravuras quando ficou exposto um resumo nas escolas para opiniões). Hoje, quem quer estudar um pouquinho melhor sabendo mesmo o que estuda, é só ver aí nas páginas do blog como é legal também o modo de conseguir ele; e é só clickar no botão de doação desse livro para um estudante (ele é um acervo que só pode ser enviado como doação, um presente, para um amigo(a) --- Se você pensar em alguém que também estuda e merece essa dica,essa sorte, a reciprocidade vai dar a ambos ainda mais oportunidade e competência; reflita isso).


Dê uma olhada nestas páginas: aqui / ou essa, e pra concretizar esta iniciativa: nesta, e nessa.

Gleam(er)(s) Team



2 comentários:

  1. Cada frase que coloca, quase nenhum professor tem tanta tarimba :::: esse é inteiro; sabe; e que pessoa maravilhosa que é /obrigado por tuduudo/.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo. Vejo e fico completamente surpresa. Muito, mas muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir

Tem formulário do Google Docs. lacrado, tem um ligeirinho também numa página aí, e tem do próprio blogger ... é com vocês: